Auxílio

ONG Missões Resgate precisa de doações

São mais de 400 sem tetos de Pelotas que recebem uma vez por semana uma marmitex e orientações religiosas

Foto: Jô Folha - DP - Arroz, feijão, massa, óleo, açúcar, café e pix de qualquer valor podem ser doados

Com a esperança de ver os armários cheios de alimentos novamente e assim entregar as mais de 400 marmitex para os moradores de rua de pelotas e famílias carentes de Pelotas uma vez por semana ou até duas, quando possível, a Organização Não Governamental (ONG) Missões Resgate pede ajuda. São nove anos sem faltar com pessoas que às vezes só tem aquela refeição no dia. Arroz, feijão, massa, óleo, açúcar, café e pix de qualquer valor já vai fazer toda a diferença para quem conta com o apoio dos voluntários que dedicam o tempo para preparar o alimento, fazer a entrega e ainda levar a palavra de Deus aos necessitados.

O líder da ONG, Bernardino Mendes, garante que não vai desistir da missão, que tem como principal objetivo saciar a fome e alimentar a alma dos sem teto. Em uma segunda ação, o trabalho é de ajudar famílias carentes, principalmente da Vila Castilhos (onde fica a cozinha da organização), Vila Farroupilha, Guabiroba e Vasco Pires. "Nesse caso, levamos roupas, cobertores e o que é mais necessário, como por exemplo, uma família de uma mãe com dez filhos que entregamos roupas e brinquedos", citou o Mendes.

Ele lembra que o início da ação solidária foi difícil, mas com o tempo foi ganhando apoiadores com a doação dos alimentos e dinheiro. Mas veio o período pandêmico e dos 154 atendidos passaram para mais de 400. "Além da doação dos alimentos, pedimos pix para a compra da carne no dia e assim evitar desperdícios. Também fizemos a entrega nos locais onde estão as pessoas e, por isso, temos despesas com combustíveis", esclareceu. Inserido na conta ainda entre o gás usado no preparo da comida feita pelas mãos das irmãs, como Mendes se refere, Clenis Moura, 54, Angela Moura, 46 e Eliana Cavalheiro, 64.

No último preparo, o menu foi de massa com salsicha e muito molho feito com os tomates e cebolas doados pela Ceasa a cada 15 dias. Como acompanhamento, feijão, pão e banana. As marmitex são doadas por apoiadores. "O significado desse trabalho é muito amor. Me toca o coração. Só por Deus para seguir em frente com esse trabalho", disse o líder. A irmã Clenis chega a sentir falta de quando não tem a ação, pois é uma das que prepara a comida e entrega de mão em mão o alimento, podendo ver o semblante de alívio momentâneo de quem o recebe. "Eu me sinto satisfeita em poder ajudar. Por isso que a doação é muito importante." A ação se estende para datas especiais, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças, quando a ajuda financeira é primordial para compra de brinquedos, chocolates e presentes.

Alimento para o espírito

A ação de levar um prato de comida para os sem tetos tem todo um significado, pois ele vai acompanhado pela palavra de Deus, através das orações dos irmãos Sérgio e Cláudio. "Essas pessoas necessitam também de alimento espirtual", comentou o líder. Ao longo desses nove anos de Missões Resgate, são muitas as ofertas de a pessoa buscar uma vida diferente, pela oportunidade de participar de uma triagem de um mês que a possa levar para um centro de recuperação. "Pode ser na décima conversa ou na trigésima, nós nunca vamos desistir das pessoas. Mas sabemos que é difícil largar as ruas", lamentou Mendes.

Como ajudar

Para a doação de alimentos não perecíveis, o contato pode ser pelo WhatsApp (53) 98426-3353. As equipes informam que buscam os mantimentos no local. Já o pix é pela chave 53981104710 (Banrisul). O resultado das ações da ONG Missão resgate pode ser conferido pelas redes sociais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Crise nos hospitais filantrópicos é causada pelo subfinanciamento da saúde Anterior

Crise nos hospitais filantrópicos é causada pelo subfinanciamento da saúde

Pai da medicina preventiva no Brasil é premiado na Grécia Próximo

Pai da medicina preventiva no Brasil é premiado na Grécia

Deixe seu comentário